Sobre a Revista

Revista Eletrônica Direito & TI (RED&TI), lançada em setembro de 2015 e idealizada pelo Mestre e Doutor Emerson Wendt, tem registro de ISSN nº 2447-1097, sob responsabilidade da WB Educação, com publicações de artigos sistemática e periodicamente, está aberta à comunidade científica para submissão, avaliação e publicação de artigos cujo conteúdo esteja alinhado com a temática de interação entre Direito e Tecnologia da Informação. RED&TI é Qualis Capes B1.

Para realizar sua missão, publicar trabalhos científicos originais, em periódicos, sob a ótica do Direito e da Tecnologia da Informação, e suas interconexões, tratando de temas das diversas áreas do conhecimento aos temas associados, a (RED&TI) tem por objetivos:

1. Divulgar nacional e internacionalmente pesquisas sobre Direito & Tecnologia da Informação;
2. Patrocinar debates científicos sob as óticas do Direito e da Tecnologia da Informação;
3. Estimular o desenvolvimento da pesquisa empírica da Tecnologia da Informação e suas relações com o Direito;
4. Unir pesquisadores nacionais e/ou internacionais dedicados ao pensar a Tecnolgia da Informação e suas conexões com o Direito;
5. Promover a cultura da reflexão do Direito em face das transformações culturais oriundas do uso da Tecnologia da Informação.

Podem ser autor(a) mestre(a), doutorando(a) e doutor(a) em qualquer área do conhecimento. Graduando(a) e mestrando(a) podem ser coautores(as).

A (RED&TI) aceita submissão de trabalho científico em português e espanhol e o publica na língua original em que foi submetido. 

As submissões e publicações são fluxo contínuo, não havendo prazo para submissão. Adota-se o sistema publicação contínua dos artigos recomendado pela Scielo como sendo uma possibilidade inovadora de publicação, esse sistema não exige a espera na composição completa dos fascículos. Essa modalidade promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas, já que cada artigo é publicado ao final do processo de avaliação/revisão final. .

O público alvo são estudantes, pesquisadores e profissionais.

Os trabalhos submetidos serão avaliados às cegas por pares de pesquisadores internos e externos à RED&TI.

Escopo e linhas de pesquisa

A Revista Eletrônica Direito & TI (RED&TI), tem registro de ISSN nº 2447-1097, publica artigos inéditos de desenvolvimento teórico, trabalhos teórico-empíricos e ensaios nas áreas de Direito e Tecnologia da Informação, Inovações Tecnológicas e Direitos Fundamentais. Aceita trabalhos de diferentes paradigmas e metodologias, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas.

Ao submeter um artigo à RED&TI o(s) autor(es) deve(m) se certificar de que o trabalho está alinhado com as Linhas de Pesquisa e com o escopo da revista.

As linhas de pesquisa que operacionalizam o foco de publicação são:

- Privacidade, Extimidade e Proteção de Dados

- Inteligência Artificial e Direito

- Cibernética

- Sociedade, Internet e Transformações da Cultura Jurídica

- Delitos Informáticos (Teoria Geral e Especial)

- Cibercriminologia

- Direito Digital/Informático

O foco principal, elencado acima, não ilide a publicação de trabalhos que se enquadram no enfoque da Revista e/ou de alguma de suas edições especiais.

Publicação de Ensaios

Desde janeiro de 2021, a Revista Eletrônica Direito & TI (RED&TI) publica também ensaios. Serão trabalhos adicionais aos artigos teóricos e teórico-empíricos.

A grande motivação para a inclusão do ensaio nos tipos de comunicação da RED&TI é a percepção de que há possibilidade de contribuir com a publicação de instigações, provocações que dificilmente poderiam ser materializadas pelo modelo atual de construção de artigos, mais técnico e com diretrizes mais rigorosas. As pesquisas empíricas demoram anos para serem materializadas e deixa-se de identificar e tratar problemas relevantes vivenciados pela sociedade, pelo direito e pela tecnologia no momento mais oportuno. A inclusão dos ensaios cria oportunidades de publicação sobre temas em que não existem pesquisas, trazendo motivação e instigação para desenvolvimento do conhecimento.