O uso da segmentação de anúncios políticos nas campanhas digitais eleitorais e o risco de manipulação do pleito

Inglês

Autores

  • Lahiri Trajano de Almeida Silva Universidade Católica do Salvador
  • Jadson Correia de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Câmara de eco, Campanha eleitoral patrocinada, Direito, Fake News, Mídias Sociais

Resumo

Neste artigo refletimos acerca das dimensões jurídicas, políticas e éticas referentes ao uso da segmentação e disseminação orgânica de mensagens políticas online patrocinadas durante o pleito eleitoral e o risco de manipulação do pleito e como o ecossistema das redes sociais tornou-se um ambiente fértil para a disseminação de teorias da conspiração, desinformação, discurso de ódio e de ataque a Democracias. Empresas como o Twitter e a Meta, mediante suas plataformas, têm apresentado uma complexidade crescente na prestação de seus serviços, o que tem repercutido em um aumento da diversidade de estudos sobre o tema. Em paralelo, a sociedade moderna tem se caracterizado pela teoria dos sistemas sociais, sobretudo por sua especialização funcional. A verdade é tema da ciência; o poder, da política; a validade, do direito; a informação, dos meios de comunicação de massa; e os valores, da ética. Para tanto, utilizamos o método dialético no presente estudo, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, considerando seu campo interdisciplinar, com o intuito de analisar os efeitos da propaganda política segmentada na Internet e dos dispositivos conectados na disseminação de informações virais online, no aumento da desinformação e polarização política e nos casos de abuso econômico durante as eleições, de modo a verificar sua repercussão e impacto no domínio jurídico.

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Biografia do Autor

Lahiri Trajano de Almeida Silva, Universidade Católica do Salvador

Especialista em Perícia Criminal pela Secretaria Nacional de Segurança Pública/SENASP-FIB. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2168894428689766.

Jadson Correia de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Realizou estágio pós-doutoral na área de Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae - IGC/CDH, da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Especialista em Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe. Foi professor do mestrado em Direito da Universidade Católica de Salvador - UCSal/BA. Membro do grupo de pesquisa Constituição, Política e Instituições Judiciais (UnB e UCSal). Coordenador da Revista Rios. Advogado. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2155898544894802.

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Publicado

23-09-2023

Como Citar

TRAJANO DE ALMEIDA SILVA, L.; CORREIA DE OLIVEIRA, J. O uso da segmentação de anúncios políticos nas campanhas digitais eleitorais e o risco de manipulação do pleito: Inglês. Revista Eletrônica Direito & TI, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 129–155, 2023. Disponível em: https://direitoeti.emnuvens.com.br/direitoeti/article/view/130. Acesso em: 4 dez. 2024.