O uso da segmentação de anúncios políticos nas campanhas digitais eleitorais e o risco de manipulação do pleito

Inglês

Autores

  • Lahiri Trajano de Almeida Silva Universidade Católica do Salvador
  • Jadson Correia de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Câmara de eco, Campanha eleitoral patrocinada, Direito, Fake News, Mídias Sociais

Resumo

Neste artigo refletimos acerca das dimensões jurídicas, políticas e éticas referentes ao uso da segmentação e disseminação orgânica de mensagens políticas online patrocinadas durante o pleito eleitoral e o risco de manipulação do pleito e como o ecossistema das redes sociais tornou-se um ambiente fértil para a disseminação de teorias da conspiração, desinformação, discurso de ódio e de ataque a Democracias. Empresas como o Twitter e a Meta, mediante suas plataformas, têm apresentado uma complexidade crescente na prestação de seus serviços, o que tem repercutido em um aumento da diversidade de estudos sobre o tema. Em paralelo, a sociedade moderna tem se caracterizado pela teoria dos sistemas sociais, sobretudo por sua especialização funcional. A verdade é tema da ciência; o poder, da política; a validade, do direito; a informação, dos meios de comunicação de massa; e os valores, da ética. Para tanto, utilizamos o método dialético no presente estudo, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, considerando seu campo interdisciplinar, com o intuito de analisar os efeitos da propaganda política segmentada na Internet e dos dispositivos conectados na disseminação de informações virais online, no aumento da desinformação e polarização política e nos casos de abuso econômico durante as eleições, de modo a verificar sua repercussão e impacto no domínio jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lahiri Trajano de Almeida Silva, Universidade Católica do Salvador

Especialista em Perícia Criminal pela Secretaria Nacional de Segurança Pública/SENASP-FIB. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2168894428689766.

Jadson Correia de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Realizou estágio pós-doutoral na área de Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae - IGC/CDH, da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Especialista em Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe. Foi professor do mestrado em Direito da Universidade Católica de Salvador - UCSal/BA. Membro do grupo de pesquisa Constituição, Política e Instituições Judiciais (UnB e UCSal). Coordenador da Revista Rios. Advogado. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2155898544894802.

Referências

ALBA, D.; BLOOMBERG. Meta is making millions off political ads from fake ‘pink slime’ newsrooms. Fortune, 27 out. 2022. Disponível em: https://fortune.com/2022/10/27/meta-facebook-instagram-making-millions-political-ads-fake-pink-slime-newsrooms-newsguard. Acesso em: 30 out. 2022.

ALEXY, R. Teoria dos direitos fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008. (Coleção teoria & direito público).

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo: Anti-semitismo, Imperialismo e Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras. 2004.

BARROSO, Luís Roberto. O ódio, a mentira e a democracia. IberIConnect. 10 jan. 2022. Disponível em: https://www.ibericonnect.blog/2022/01/o-odio-a-mentira-e-a-democracia-2/. Acesso em: 17 nov. 2022.

BONAVIDES, P. Ciência Política. 17 ed. São Paulo: Malheiros, 2010.

BRADSHAW, S. Disinformation optimised: Gaming search engine algorithms to amplify junk news. Internet Policy Review, v. 8, n. 4, 2019, p. 1-24. https://doi.org/10.14763/2019.4.1442

BRADSHAW, S.; HOWARD, P. N. Why Does Junk News Spread So Quickly Across Social Media? Knight Foundation, 2018. Disponível em: https://www.oii.ox.ac.uk/blog/why-does-junk-news-spread-so-quickly-across-social-media/. Acesso em: 17 nov. 2019.

BRIGHT, J.; MARCHAL, N.; GANESH, B.; RUDINAC, S. Echo chambers exist! (But they’re full of opposing views). ArXiv:2001.11461 [Cs, Stat], 2020. Disponível em: http://arxiv.org/abs/2001.11461. Acesso em: 17 nov. 2019.

CARRIE, J. Twitter to ban all political advertising, raising pressure on Facebook. The Guardian, 30 out. 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2019/oct/30/twitter-ban-political-advertising-us-election. Acesso em: 31 out. 2019.

CHADWICK, A. The hybrid media system: Politics and power. Oxford University Press, 2013.

COMISSÃO EUROPEIA. O Código de Conduta sobre a Desinformação, um ano depois: as plataformas em linha apresentam relatórios de autoavaliação. Declaração. 29 out. 2019. Disponível em: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/ detail/pt/STATEMENT_19_6166. Acesso em: 17 nov. 2019.

CURTIS, C. Ao contrário do Facebook, o Snapchat verificará os anúncios políticos. 19 nov. 2019. Disponível em: https://thenextweb.com/news/unlike-facebook-snapchat-will-fact-check-political-ads. Acesso em: 27 nov. 2019.

DEBRAY, R. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1994.

DYLAN, B. Facebook's Zuckerberg holds line on political ads, but microtargeting could change. NBC News, 5 nov. 2019. Disponível em: https://www.nbcnews.com/tech/tech-news/facebook-s-zuckerberg-holds-line-political-ads-microtargeting-could-change-n1076566 Acesso em: 17 nov. 2019.

EUROESTAT. Archive: Internet access and use statistics - households and individuals. Revision as of 18:20, 16 December 2016. Disponíel em: https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Archive:Internet_ use _statistics_-_individuals. Accesso em: 17 nov. 2019.

FARIA, A. M. Imprensa e interesse público. In: DUARTE, J. (Org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 174-179

FARKAS, J.; SCHOU, J. Fake news as a floating signifier: Hegemony, antagonism and the politics of falsehood. Javnost: The Public, v. 25, n. 3, 2018, p. 298-314. doi:10.1080/13183222.2 018.1463047

GIL DE ZÚÑIGA, H.; Veenstra, A.; Vraga, E.; Shah, D. Digital Democracy: Reimagining Pathways to Political Participation. Journal of Information Technology & Politics, v. 7, n. 1, 2010, p. 36-51.

GLAZER, E. Google Weighs Changes to Political Ad Policy. The Wall Street Journal, 6 nov. 2019. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/google-weighs-changes-to-political-ad-policy-11573081092. Acesso em: 17 nov. 2019

GLAZER, E.; HAGGIN, P. Political Ads Are Flourishing Online. Few Agree How to Regulate Them. The Wall Street Journal, 15 nov. 2019. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/as-political-ad-spending-balloons-online-consensus-on-regulation-is-elusive-11573813803?mod=cx_picks&cx_navSource=cx_picks&cx_tag=contextual&cx_artPos=4#cxrecs_s. Acesso em: 17 nov. 2019.

GOMES, Helton Simões. Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, diz IBGE. G1. Globo. 21 fev. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/brasil-tem-116-milhoes-de-pessoas-conectadas-a-internet-diz-ibge.ghtml. Acesso em: 20 set. 2019.

GRUPO CCR. Brasileiro é um dos campeões em tempo conectado na internet. G1. Globo. 22 out. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/10/22/brasileiro-e-um-dos-campeoes-em-tempo-conectado-na-internet.ghtml. Acesso em: 22 out. 2019.

HALPERN, Sue. The Problem of Political Advertising on Social Media. The New Yorker, 24 out. 2019. Nossa tradução. Disponível em: https://www.newyorker.com/tech/annals-of-technology/the-problem-of-political-advertising-on-social-media. Acesso em: 30 out. 2019.

HEIKKILÄ, N. Online antagonism of the alt-right in the 2016 election. European Journal of American Studies, v. 12, n. 2, 2017, p. 12-12. https://doi.org/10.4000/ejas.12140

HERN, A. Google and Facebook 'considering ban on micro-targeted political ads'. The Guardian, 7 nov. 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/media/2019/nov/07/google-facebook-considering-ban-micro-targeted-political-ads. Acesso em: 16 nov. 2019.

KENT, J. L.; CAPPETTA, M. Facebook's former security chief: U.S. is unprepared for 2018 elections. NBC News, 18 out. 2018. Disponível em: https://www.nbcnews.com/tech/tech-news/facebook-s-former-security-chief-u-s-unprepared-2018-elections-n921396. Acesso em: 17 nov. 2019.

KOVACH, B.; ROSENSTIEL, T. Elementos do Jornalismo. São Paulo: Geração Editorial, 2003.

LINHARES, R. N. Internet e Ação Comunicativa como elementos do Espaço Público sob uma perspectiva habermasiana: crise e transição. Novos Olhares, USP/SP, ano II, n. 4, 2º sem. 1999, v. 1. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/novosolhares/issue/view/4269. Acesso em: 10 out. 2019.

MARCHAL, N.; KOLLANYI, B.; NEUDERT, L.; HOWARD, P. N. Junk News During the EU Parliamentary Elections: Lessons from a Seven-Language Study of Twitter and Facebook. Oxford Internet Institute, University of Oxford. Data Memo, 2019.3.

MARGETTS, H.; JOHN, P.; HALE, S.; YASSERI, T.; JOHN, P. Political turbulence: how social media shape collective action. Princeton University Press, 2015.

MORAES, A. Constituição do Brasil interpretada e Legislação Constitucional. São Paulo: Atlas, 2006. p. 127-128.

MORIN, Edgar. O Método IV: as idéias; a sua natureza, habitat e organização. Sintra: Publicações Europa-América Ltda., 1991.

OLUKOTUN, O. Snapchat anuncia que não banirá anúncios políticos, mas os examinará em busca de fatos. 20 nov. 2019. Disponível em: https://innovation-village.com/snapchat-announces-it-wont-ban-political-ads-but-vet-them-for-facts/. Acesso em: 21 nov. 2019.

OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION. Facebook desafiado a combater a disseminação de 'notícias falsas' antes das eleições europeias vitais. 26 fev. 2019. Nossa tradução. Disponível em: https://blog.okfn.org/2019/02/26/facebook-challenged-to-tackle-the-spread-of-fake-news-ahead-of-vital-european-elections/. Acesso em: 31 dez. 2022.

PIEPER, O. Como definir Bolsonaro politicamente? DW. Política Brasil. 30 dez. 2022. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/como-definir-bolsonaro-politicamente/a-64221491. Acesso em: 31 dez. 2022.

PINHEIRO, G. P. Aula sobre regulação das fake News no Brasil e o PL 2630/2020. IDP. 25 nov. 2021.

PINTO, J. M. R. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas: conceitos básicos e possibilidades de aplicação à administração escolar. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 8-9, fev./ago. 1995.

PIOVEZANI, C.; COURTINE, J. História da fala pública: Uma arqueologia dos poderes do discurso. Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 2015.

ROBSON, D. Por que a crença de que vivemos em bolhas talvez seja um mito. BBC NEWS. 23 jul. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-44829514. Acesso em: 17 nov. 2019.

ROGERS, Charlotte. Facebook refuses to revise micro-targeting policies ahead of the general election. MarketingWeek, 8 nov. 2019. Disponível em: https://www.marketingweek.com/facebook-micro-targeting-general-election/. Acesso em: 10 out. 2019.

SILVA, L. T. A. A aplicação do conceito de mínimo existencial ao direito animal: uma análise crítico-reflexiva. Revista Latino-americana de Direitos da Natureza e dos Animais, v. 3, n. 1. 2020. Disponível em: https://periodicos.ucsal.br/index.php/rladna/issue/view/178. Acesso em: 8 mar. 2023.

SOBKOWICZ, P.; SOBKOWICZ, A. Agent Based Model of Anti-Vaccination Movements: Simulations and Comparison with Empirical Data. Vaccines, v. 9, n. 8, 809, 2021, p. 1-26. Disponível em: https://doi.org/10.3390/vaccines9080809

SUNSTEIN, C. Republic.com 2.0. Princeton: University Press, 2007.

SUNSTEIN, C. R. Sunstein on the Internet and Political Polarization. The University of Chicago, The Law School, 14 dez. 2017. Disponível em: https://www.law.uchicago.edu/news/sunstein-internet-and-political-polarization. Acesso em: 17 nov. 2019.

VELOSO, C. M. S.; AGRA, W. M. Elementos de Direito Eleitoral. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 112.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

23-09-2023

Como Citar

Trajano de Almeida Silva, L., & Correia de Oliveira, J. (2023). O uso da segmentação de anúncios políticos nas campanhas digitais eleitorais e o risco de manipulação do pleito: Inglês. Revista Eletrônica Direito & TI, 1(15), 129–155. Recuperado de https://direitoeti.emnuvens.com.br/direitoeti/article/view/130