A Deep Webe a Relação com a Criminalidade na Internet
Palavras-chave:
Crimes Virtuais, Deep Web, Tecnologia da Informação, InternetResumo
Atualmente, o uso da Internet faz parte do cotidiano de grande parte da população, tanto no Brasil como no mundo e, de forma geral, tornou-se uma tecnologia imprescindível para as relações sociais e empresariais. Ocorre que, simultaneamente com o benefício dos serviços e funcionalidades conexas à Internet, surgiram os chamados crimes virtuais. Não são poucos os casos de vítimas (pessoas e empresas) que acabam lesadas com a má intenção de alguns usuários da rede mundial de computadores. Nesse contexto, surge a Deep Web (Internet profunda em uma tradução livre), que é uma “área” ainda pouco explorada pelo grande público em relação à Internet, o que facilita o cometimento de crimes, ante o fato de os endereços e acessos serem mais difíceis de rastrear. Na mesma medida em que há perigo em determinadas ações na Internet convencional, a Deep Web apresenta ainda mais riscos, o que exige cautela dos usuários quando do acesso e uso.
Downloads
Referências
MARTINELLI, João Paulo Orsini. Aspectos relevantes da criminalidade na internet. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/1829/aspectos-relevantes-da-criminalidade-na-internet>. Acesso em: 16 out. 2015.
OLIVEIRA, Luiz Gustavo Caratti de; DANI, Marília Gabriela Silva. Os crimes virtuais e a impunidade real. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9963> Acesso em 16 out. 2015.
PEDROSA, Leyberson. Entenda o que é Deep Web e saiba os riscos de navegação. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/08/deep-web-riscos-e-usos-possiveis>. Acesso em: 19 set. 2015.
ROHR, Altieres. Acesso a sites anônimos. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/06/acesso-sites-anonimos-da-deep-web-e-facil-de-monitorar-diz-estudo.html>. G1 Tecnologia. Acesso em: 19 set. 2015.
SAIBA NA WEB. Deep web: O que são os bitcoins. Disponível em: <http://www.saibanaweb.com/2013/04/bitcoin.html>. Acesso em: 16 out. 2015.