Proteção do Consumidor no Comércio Social Eletrônico

Observações à Luz da Lei 12.965/2014 (Marco Civil da Internet)

Autores

  • Ricardo Menna Barreto Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

Resumo

Este breve ensaio tem a pretensão de delinear os caracteres constitutivos do social commerce ou, em uma tradução livre, “comércio social eletrônico” (MENNA BARRETO, 2014). Com efeito, este novo comércio eletrônico se desvelou a partir do momento em que o poder das redes sociais na internet estimulou empresas a aumentarem sua presença na web, criando desde links até páginas web nessas redes. Em uma primeira aproximação ao conceito, pode-se afirmar que o comércio social eletrônico refere-se à utilização de redes sociais na internet por empresas, visando a celebração de negócios eletrônicos de consumo com os usuários dessas mesmas redes. Decerto, o crescimento deste novo comércio eletrônico exige uma análise jurídica teoricamente informada, à luz do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), a qual se propõe apresentar neste artigo de modo breve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Menna Barreto, Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho (PT). Mestre e Graduado em Direito pela UNISINOS (RS). Professor do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Autor do livro Direito & Redes Sociais na Internet: a proteção do consumidor no comércio eletrônico. 2ª ed. Curitiba: Juruá, 2014.

Referências

ARAÚJO, Fábio Caldas de. Reflexões sobre o Marco Civil da internet. In: Consultor Jurídico (Conjur), artigo publicado em 04.07.2014. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2014.

BENJAMIN, Antonio Herman V., MARQUES, Claudia Lima e BESSA, Leonardo R. Manual de Direito do Consumidor. 2. ed. rev., atual. e amp. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2008.

Downloads

Publicado

09-11-2015

Como Citar

MENNA BARRETO, R. . Proteção do Consumidor no Comércio Social Eletrônico: Observações à Luz da Lei 12.965/2014 (Marco Civil da Internet). Revista Eletrônica Direito & TI, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 5, 2015. Disponível em: https://direitoeti.emnuvens.com.br/direitoeti/article/view/41. Acesso em: 21 nov. 2024.