EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS ATUAIS DA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Cássio Aparecido Amaral UNICERP

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Estado, Ambiente Digital

Resumo

O presente artigo consiste em analisar, de maneira efetiva e por meio de estudos acadêmicos, a atuação do Estado nas políticas públicas e ações internas dentro do contexto pedagógico, interferindo na educação através da comunicação e na boa atuação e formação dos professores dentro desse contexto educacional e cultural, na inserção da tecnologia dentro e fora da sala de aula. Pensando no Estado como o principal interventor desse processo, é necessário que ele seja atuante no propósito, sucesso e concretização dos meios de comunicação na educação, e a instituição capaz de formar professores que sejam capazes de evidenciar em suas aulas e conhecimento e atuação a partir dessa premissa da cultura digital. Não obstante para os professores responderem aos obstáculos perceptíveis na aplicação do conhecimento pedagógico, é necessário que se evidencie o conhecimento tecnológico, dada a importância do amparo digital no apoio pedagógico aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Aparecido Amaral, UNICERP

Professor do Curso de Graduação em Direito pelo Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio Doutorando em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2024). Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2024).

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília. Disponível me: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 07 out. 2023.

BRASIL. Lei n° 9.394 de 20 dezembro 1996. Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF 23 dez. 1996. Disponível em http:www.mec.gov.br/legislação. Acesso em: 07 out. 2023.

BRASIL. Lei n° 14.533/23 de 11 janeiro 2023. Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Digital. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm. Acesso em: 15 dez. 2023.

CETIC. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Governo Eletrônico 2021. Resumo Executivo: Pesquisa TIC Educação 2021. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://cetic.br/media/docs/

publicacoes/2/20221121124500/resumo_executivo_tic_educacao_2021.pdf. Acesso em: 03 nov. 2023.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 15-25.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 27 ed. São Paulo: Papirus, 2013.

SOUZA, V. V. de; PEREIRA, E. C; MACHADO, C. C. A presença da tecnologia na Educação do Campo: mapeamento da produção científica nacional dos últimos cinco anos. Rev. Bras. Educ. Camp., v. 3, n. 1, p. 245-259, 2018.

PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia Helena. Tecnologia e Educação: Algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. 2012. Disponível em: http:www.scielo.br/pdf/es/vn33118/vn33118a16.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

SOARES-LEITE, W. S; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. do. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 5, n. 10, p. 173-187, 2012.

Downloads

Publicado

05-04-2024

Como Citar

AMARAL, C. A. EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS ATUAIS DA CULTURA DIGITAL. Revista Eletrônica Direito & TI, [S. l.], v. 2, n. 18, p. 37–51, 2024. Disponível em: https://direitoeti.emnuvens.com.br/direitoeti/article/view/194. Acesso em: 21 nov. 2024.