OS IMPACTOS DAS PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Palabras clave:
Ensino, História da tecnologia na educação, inteligência artificial, Tecnologia digital educacionalResumen
Desde as primeiras décadas do século XX, vislumbra-se a aplicação de meios tecnológicos para disseminar o ensino e melhorar sua qualidade no Brasil. Essa assertiva pode ser comprovada ao abordar a criação, em 1923, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que passou a difundir aulas sobre línguas portuguesa e francesa, geografia, história do Brasil, higiene, silvicultura, química, física etc. Em 1936, a rádio foi transformada na Rádio do Ministério da Educação (MEC). Iniciativas semelhantes foram desenvolvidas por meios semelhantes e, em 1973, ocorreu a I Conferência Nacional de Tecnologia Aplicada ao Ensino Superior no Rio de Janeiro, ocasião em que foi apresentada a possibilidade de utilização de computadores na educação. Atualmente, são utilizados computadores, tablets, celulares, lousas digitais, plataformas de ensino à distância, redes sociais e softwares na difusão de informações e saberes, de forma que é pertinente abordar a história do emprego das tecnologias digitais pelos educadores brasileiros e confrontar com a Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também, cabe abordar os impactos das novas tecnologias (inteligência artificial, hologramas, big data, jogos virtuais, realidade aumentada etc), e, principalmente, promover uma reflexão sobre as características da escola e do aluno da era moderna e da era contemporânea e as consequências da internet e da globalização na escola contemporânea.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 jan. 2024.
FEDERICO, Maria Elvira Bonavita. História da comunicação: rádio e TV no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1982.
MARQUES, Ronualdo; FRAGUAS, Talita. A ressignificação da educação: virtualização de emergência no contexto de pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343683720_A_ressignificacao_da_educacao_virtualizacao_de_emergencia_no_contexto_de_pandemia_da_COVID-19. Acesso em: 02 abr. 2021.
MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António. Referenciais de Competências Digitais para a Formação de Professores. In Challenges: XI Conferência Internacional de TIC na Educação. 2019. Braga. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/19414. Acesso em: 08 dez. 2021.
PAVAN, Mayra. Facebook na sala de aula. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/facebook-na-sala-aula.htm. Acesso em: 27 jan. 2024.
MORAES, Maria Candida. Informática Educativa no Brasil: Uma História Vivida, Algumas Lições Aprendidas. 1997. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/29163-29181-1-PB.html. Acesso em: 01 abr. 2024.
NÚCLEO de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Pesquisa TIC Educação, ano 2019. 1ª ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Livro eletrônico. Disponível em: http://cetic.br/pt/arquivos/educacao/2019/escolas-urbanas-professores/. Acesso em: 13 abr. 2021.
PINHEIRO, Patricia Peck; SLEIMAN, Cristina. Boas práticas legais no uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula - Guia rápido para as instituições educacionais. 2006. Disponível em: https://virtual.ifro.edu.br/professores/pluginfile.php/18/mod_folder/content/0/Uso%20Tecnologia%20em%20Sala%20de%20aula.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 04 abr. 2021.
RIBEIRO, Matheus Henrique Pinheiro; SCHWARTZ, Rosana M. P. B. Projeto Educom. rádio: uma prática educativa social. In: VIANA, Claudemir Edson; ALMEIDA, Raíja Maria Vanderlei (org.). O Protagonismo Infantojuvenil nos Processos Educomunicativos. 2021. Disponível em: https://abpeducom.org.br/publicacoes/index.php/portal/catalog/download/31/23/1117-1?inline=1. Acesso em: 01 abr. 2024.
RIVLIN, Leanne G. Olhando o passado e o futuro: revendo pressupostos sobre as inter-relações pessoa-ambiente. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 8, n. 2, p. 215-220, Ago. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2003000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 abr. 2021.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10ª edição. São Paulo: Érica, 2019. Edição do Kindle.